Formação

quinta-feira, 31 de março de 2011

Curso de Formação para Formadores

Dia 30/03/2011, nesta data deu-seinício à 2ª parte do Modulo 4 "Comunicação e Animação de Grupos", teve uma duração de 4 horas.
Foi Formadora a Drª Liliane Oliveira.

Foram abordados os seguintes temas:
  • Importância do Corpo e das Posturas na Interacção Pessoal.
          - Posturas a adoptar.
          - Posturas a evitar.

      Foram referênciados vários exemplos do tipo de posturas a adoptar bem como as que se devem evitar.
  • Importância da Roupa e Adornos na Interacção Pessoal.
         - Importância da aparência física nas primeiras impressões.
         - Importância da escolha do vestuário de acordo com o público alvo.
         - Roupas e adornos comunicam algo acerca de nós.
         - Exprimem o nível económico e social de pertênça.
         - Identificam grupos sociais e profissionais.

               "Se o hábito não faz o monge, ele certamente aponta a existência do monge."
  • Importância do "Tempo" na Interacção Pessoal.
          - O tempo marca o ritmo.
          - È importante conhecer a percepção que cada indivíduo (cultura/sociedade) tem do tempo,
            pois o modo como este é vivido afecta a comunicação interpessoal.
  • Importância do Modo de Falar (Paralinguística) na Interacção Pessoal.
          - Projecção de voz (Tom não muito alto, mas que revele confiança e interesse).
          - Articulação das palavras.
          - Pronúncia.
          - Velocidade.
          - Modulação.

               "Comportamento gera comportamento"
  • Barreiras na Interacção Pessoal. 
          -Barreiras externas (ruído, distância, iluminação e separadores).
          -Barreiras internas (problemas físicos e ou psicológicos, falta de motivação, educação:experiências e
                                         aprendizagens, valores e crenças, atitudes para consigo, atitude para com o
                                         interlocotor e atitude para com o assunto).
          -Barreira física (interferência do meio envolvente onde decorre o processo de comunicação).
          -Semânticas (limitações ou distorções do símbolo através dos quais se faz a comunicação).
          -Barreiras pessoais (interferência que decorrem de limitações, emoções, motivações e valores
                                         individuais).

           Foi apresentada a DINÂMICA 5 : "A Carta do Mané"

 Foram ainda abordadas tipos de Barreiras Semânticas no que se referem à linguagem utilizada, erros de codificação, erros de descodificação e interpretação, bem como tipos de Barreiras Físicas nomeadamente ao nível do contexto, ruído e meio.
  • Impacto da Comunicação.
          Tratou-se de saber como a "Comunicação chega aos outros" através de:

            - Linguagem corporal 55%.
            - Linguagem verbal 7%.
            - Tom de voz 38%.
  • Eficácia no Processo Comunicacional.
          Aprendemos que para se ter eficácia é preciso: Selecção do objectivo ( o quê?) , Selecção do interlocotor (Quem? ) Selecção do meio (Como ), Despertar interesse e Adoptar a mensagem.
          Foram ainda abordados os temas relacionados com: Reconhecimento, Tolerância, Intenção de induzir, Intenção de ouvir, Disposição de assumir, Esboço para dar e receber "Feedback", não Agir/reagir e
Reonhecer de que as comunicações não são perfeitas.
  • Competências do Formador.
           O Formador deverá saber : OUVIR , FALAR e DIALOGAR .
  • Atitudes Comunicacionais e os Seus Efeitos.
          Foi feito um exercício de Auto-diagnóstico.

          DINÂMICA 6 "Qual o meu estilo comunicacional".

Neste exercício foi abordadas as atitudes face ao estilo de comunicação: Passiva, Agressiva, Manipulação e Assertividade.           

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